Subtenente Gonzaga Participa da Formatura do CASP II/2024
- Assessoria de Comunicação
- 18 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje tive a satisfação de participar da formatura do CASP II/2024. Eu gosto de participar, mas hoje teve um sentido diferente, pois tive a honra de ser padrinho da Sargento Valéria Costa Dias, militar exemplar, hoje trabalhando no Colégio Tiradentes, em Montes Claros.

E a Sargento Valéria, com quem tive a honra de dividir nossas responsabilidades na Diretoria da ASPRA traz, com sua formatura, duas importantes lições.
Uma é a sua luta para superar suas limitações físicas causadas por uma doença degenerativa, que lhe limita os movimentos dos membros superiores, além de causar muita dor. Mas ela está dando a volta por cima. A prova disso é a conclusão do CASP e do seu curso de Psicologia. Parabéns, Valéria!
A segunda lição é a de que vale a pena lutar pelos direitos de inclusão dos Policiais e Bombeiros Militares. Até 2004, a Valéria estava condenada a Reformar na graduação de Soldado. A partir de 2007, ela pôde também fazer cursos, concursos, progredir na carreira, e se tudo der certo, Reformar Subtenente.
Me permita, Valéria, através do seu exemplo, dizer que tenho muita satisfação de ter, em 2006, convencido o Coronel Eduardo Mendes, então Chefe do Estado-Maior, a admitir o direito à progressão na carreira para os militares com limitações impostas por condições de saúde, os conhecidos DFM.


Lembro-me bem que, após mais de duas horas de argumentações, ele me disse: “Você me convenceu. Vou levar ao Comandante Geral. Mas não admito para mudança de carreira, nem para o CFO e nem para o CHO”. Ao que eu respondi: “Acho que é um equívoco do Senhor, mas vamos avançar com o que já tem consenso, depois a gente busca o resto.” E é o que veio agora na Lei Complementar 168/2022.
De lá pra cá, milhares de militares foram valorizados e puderam progredir na carreira.
Parabéns, Valéria! Parabéns a todos os 176 sargentos que se formaram no CASP II/2024!
Sem luta não há conquista!
Subtenente Gonzaga
